terça-feira, 21 de abril de 2015

TIRADENTES

TIRADENTES - 21 DE ABRIL




Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira. 
Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: Inconfidência Mineira

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira
TIRADENTES : LÍDER DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela Independência do Brasil, num período em que o nosso país estava sob o domínio de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição , direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o "Quinto" ( imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por , Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.



Fonte :

http://www.suapesquisa.com/tiradentes





Nenhum comentário: