segunda-feira, 9 de junho de 2014

HISTÓRIA - GARIMPEIROS

GARIMPOS

Garimpos são explorações manuais ou no máximo semi-mecanizadas de substâncias minerais valiosas, como ouro, diamantes, cassiterita, tantalita-columbita,ametista e outros tipos de minérios.(Amaral, 2010)
Esta exploração de minérios, geralmente valiosos, por meios mecânicos, pneumáticos, manuais e/ou animais, é muitas vezes feita sem nenhum planejamento e com a utilização de técnicas consideradas predatórias ao meio ambiente. A atividade do garimpo pode ser desenvolvida a céu aberto nos aluviões ou rochas mineralizadas aflorantes, ou ainda em galerias escavadas na rocha. Se não for refeito o meio ambiente o garimpo é uma atividade predatória ao meio ambiente.
 O garimpo é a forma mais rudimentar de mineração, pois são localizados em áreas remotas e não contam com apoio de qualquer empresa ou órgão público, sendo muitas vezes considerado ilegal.
Garimpos eram lugares onde existem minas de ouro ou diamantes.
GARIMPEIROS
 Garimpeiro é  nome de homens arrojados que lutam na extração de pedras preciosas, ou de ouro, nos terrenos de aluvião ou quebrando cascalhos para a busca de metais preciosos. O garimpeiro muda a fisionomia da paisagem em que trabalha, por causa dos desmontes. A técnica extrativa ainda é muito primária. Faiscação: é o termo usado na procura de ouro nos cursos d'água ou nas areias que faíscam à luz do sol, nos bicames (calhas) de madeira, que trazem na água as areias auríferas para os decantadores. Os instrumentos usados são: bateias  pás, bicames, peneiras, canoas pequenas, agitadores, etc

GLOSSÁRIO:

Aluvião - Depósito de cascalho, areia e argila que as enxurradas formam junto às margens ou à foz dos rios.

Bateias - vasilha de barro  usada na lavagem das areias auríferas ou do cascalho diamantífero

Desmontes - Extração de minérios das jazidas.


Nenhum comentário: