domingo, 2 de junho de 2013

HISTÓRIA - BANDEIRAS , ENTRADAS E MONÇÕES



BANDEIRAS - ENTRADAS E MONÇÕES


Desde os primórdios, os colonizadores portugueses tinham pleno interesse em explorar as regiões interioranas do território brasileiro. A partir do século XVII, essa exploração se intensificou com a crise econômica que atingiu a economia açucareira em decorrência dos baixos valores obtidos no mercado europeu. Dessa maneira, a formação das entradas e bandeiras se tornou alternativa para que as dificuldades econômicas do período fossem superadas.

Domingos Jorge Velho - um dos maiores bandeirantes paulistas.
Jorge Dias Velho - um dos maiores bandeirantes paulistas
As entradas eram expedições organizadas pelas autoridades portuguesas que tinham como finalidade promover o apresamento de índios, a destruição de comunidades quilombolas e a prospecção de metais e pedras preciosas. As bandeiras, geralmente, tinham a mesma finalidade das entradas organizadas pela Coroa Portuguesa. No entanto, o bandeirantismo era um tipo de atividade promovida por particulares, em sua grande maioria, interessados na obtenção de escravos indígenas.
"Encontro de Monções no sertão" - obra de Oscar Pereira da Silva.
Encontro das monções no Sertão
As expedições começaram a utilizar as vias fluviais (rios) e devido a isso foram nomeadas de monções, pois, se favoreciam de um período das cheias,  regimes onde os  rios eram facilmente navegáveis. As dificuldades das expedições eram muitas já que a viagem se tornava complicada devido aos insetos venenosos, doenças e ataques indígenas. Os meios de transportes eram precários, canoas construídas com troncos e de forma muito rasa para transportar as 300 arrobas de carga que eram colocadas. A tribulação também ocupava grande parte da canoa, era composta pelo piloto, pelo proeiro e por cinco ou seis remadores que remavam em pé como os índios. A carga ficava no centro da canoa, os tripulantes na proa e os passageiros na popa. Alimentavam-se de feijão, farinha de mandioca ou de milho e recorriam à pesca, aos palmitos, frutos e caça.

Fontes:



4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom ajudou no meu trabalho escolar

Anônimo disse...

Que bom!!! Fico muito feliz...Pode usar sempre que precisar!!!
Professora Silvana

Anônimo disse...

vaiii me ajudar mt na minha prova vlw

Anônimo disse...

me ajudou vlw