terça-feira, 21 de maio de 2013

OS DINOSSAUROS - CURIOSIDADES


       

   DINOSSAUROS    


             Você sabe o que significa a palavra "Dinossauro"?
         A palavra "Dinossauro" significa "lagarto terrível". Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne.
         Os dinossauros apareceram pela primeira vez na Terra há cerca de 250 milhões de anos. Foram crescendo e se modificando. Eram semelhantes a um grupo de animais conhecidos como répteis: as cobras, os lagartos e os crocodilos.
         Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra.
         A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteorito gigantesco que atingiu a Terra, provocando imensa poeira e tapando a luz do Sol.
         Os pesquisadores conseguem obter informações sobre os dinossauros estudando e analisando os fósseis encontrados.

         Conheça algumas espécies de Dinossauros e aprenda um pouco mais sobre eles:

                      O Tiranossauro Rex era um dos maiores 
                            Dinossauros carnívoros do mundo.

  


      Tiranossauro Rex significa "rei dos répteis tiranos". Ele também era, provavelmente, um dos mais ferozes. Ele tinha o comprimento de 4 carros e pesava cerca de 7 toneladas (o mesmo peso de dois elefantes juntos!).
         Seu comprimento era de 14 metros e 5,6 metros de altura. Ele comia carne e outros dinossauros. Sua cabeça tinha aproximadamente 1,20 m de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam deglutir um ser humano inteiro.
        Sabia que o Velociraptor era mais temido que o Tiranossauro Rex?
         Apesar de ser bem menor que o Tiranossauro Rex, ele era bem mais temido. O Velociraptor caçava pequenos mamíferos e dinossauros. Ele era muito feroz e alcançava uma alta velocidade com suas longas pernas traseiras.
         Ele utilizava a sua inteligência para capturar suas presas, pois teoricamente não tinha tamanho e nem força para tudo isso.

Brachiosaurus



Você sabia que um dos maiores dinossauros que já existiu comia cerca de 1,5 toneladas por dia?
         Nossa! É muita comida, você não acha? O nome deste dinossauro comilão é Brachiosaurus. Essa espécie foi uma das maiores já existentes.
         Ele tinha um corpo imenso e um pescoço muito comprido. Seu tamanho era equivalente a um prédio de 3 andares e ele era pesado como dez elefantes grandes, ou seja, 30 toneladas.
         O Brachiosaurus se alimentava de folhas. Um esqueleto deste gigante foi encontrado quase completo na África e depois foi encaminhado para a Alemanha, onde ele foi montado e está lá até hoje, no Museu de História Natural de Berlim.








2 comentários:

Anônimo disse...

prontinho pesquisa feita !! Letícia

Anônimo disse...

a minha também-camila