segunda-feira, 27 de agosto de 2012

LEIA COM ATENÇÃO - AFRICANOS


Africanos

AFRICANOS
De onde eram?Punhos acorrentados de um escravoA maioria dos negros africanos era de tribos dos países de Angola, Guiné, Benin, Nigéria e Moçambique. Eles foram escravizados aqui no País.

Quantos eram?
Até por volta de 1855, quando acabou o tráfico de negros, o Brasil recebeu quase quatro milhões de africanos.

Por que vieram? O que faziam aqui?Os africanos vieram para o Brasil trabalhar como escravos dos grandes latifundiários (donos de terra) e trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar. Os negros trabalhavam nos canaviais, produziam açúcar, cuidavam dos filhos dos “senhores de engenho”. Eles ainda participaram das primeiras plantações de café. Na época, dizia-se que o Brasil estava sem mão-de-obra para esse tipo de trabalho.

Eles vinham nos navios negreiros, sem nenhum conforto, e eram muito maltratados aqui: trabalhavam o dia inteiro sem receber nada além de um lugar para dormir e pouquíssima quantidade de comida. E o pior é que eles não podiam reclamar. Se reclamassem, eram castigados. Ou seja, respeito zero com esse povo que tanto contribuiu (e ainda contribui)para o nosso progresso.
Quando vieram?A escravidão começou no Brasil no século XVI (dezesseis), mais precisamente no ano de 1559, quando os portugueses decidiram enviar negros africanos para o trabalho escravo por aqui. Mas já havia muitos no País antes disso. Eles eram capturados e vendidos para outras nações por traficantes que também eram negros. Isso porque a escravidão era uma forma de pagar dívidas, ou ainda um tipo de prêmio, porque, quando havia guerra entre tribos, os perdedores eram feitos escravos.
Onde viveram?
légis contra o preconceitoAo chegarem ao Brasil, os africanos ficavam principalmente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e São Luiz (MA). É por isso que, nessas cidades, a maioria da população é negra.

Não existe uma cidade específica onde o negro africano viva no Brasil, mas existem até hoje os “quilombos” (locais onde os negros se escondiam quando fugiam dos lugares onde trabalhavam). Lá, vivem apenas negros e seus descendentes, que também podem ser mestiços. Atualmente, existem quilombos nos estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quantos descendentes deixaram?
Légis vestida como capoeirista segurando berimbauPodemos dizer que todos os brasileiros, se não são descendentes, têm pelo menos influências africanas na família. Pois os negros estavam em praticamente todas as cidades brasileiras que possuíam propriedades de terra no século XVI.

Quais foram as principais influências?Só de comidas temos: feijoada, rapadura, moqueca, acarajé e pamonha. Na dança: samba, maracatu, lambada e maxixe. Além disso, temos a capoeira, uma mistura de luta com dança que só os africanos e os brasileiros têm; os batuques na nossa música; a preferência por cores fortes; muitas palavras de origem africana, como banguela, bagunça, caçamba, e muitas outras!

Nenhum comentário: